22 cidades já registraram o fenômeno causado pela fuligem das queimadas na Amazônia e Pantanal
Santa Catarina segue registrando a chamada “chuva preta”, causada pela fuligem transportada das queimadas que ocorrem na Amazônia e no Pantanal. De acordo com a Defesa Civil do Estado, 22 municípios já foram afetados pelo fenômeno, que transforma a água da chuva em um líquido escuro.
Neste sábado (14), um morador do bairro São Cristóvão, em Tubarão, flagrou o fenômeno ao notar a coloração escura da água em sua caixa d’água, que armazena água da chuva. No vídeo divulgado, é possível ver as partículas acumuladas que deram a tonalidade escura ao líquido. Já em Jaguaruna, outros moradores relataram o mesmo fenômeno, encontrando água escura em baldes deixados expostos à chuva.
A Defesa Civil explica que a “chuva preta” acontece quando a fuligem transportada pelas correntes de ar se mistura às gotas de chuva, resultando em uma precipitação contaminada por partículas das queimadas. O fenômeno, que se tornou mais recorrente nos últimos anos, preocupa pela poluição trazida ao estado e pelo impacto ambiental.
#ChuvaPreta #Queimadas #Amazônia #Pantanal #DefesaCivil