A escuta especializada é um procedimento de entrevista de crianças ou adolescentes vítimas de violência que deve ser realizada pelas instituições da rede de promoção e proteção, formada por profissionais da educação e da saúde, conselhos tutelares, serviços de assistência social, entre outros.
Profissionais das áreas da Saúde, Educação, Assistência Social e do Conselho Tutelar da Amurel participaram nesta quarta-feira (19), em Tubarão, de capacitação com o tema “Escuta Especializada”.
Durante o evento promovido pelo Colegiado de Assistência Social da Amurel, palestrantes da Fecam e da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Social – SDS/SC discorreram sobre a Lei nº 13.431/2017 que alterou o Estatuto da Criança e do Adolescente, estabelecendo o Sistema de Garantia de Direitos da Criança e do Adolescente e trouxe artigos que regulamentam a forma pela qual as crianças e adolescentes em situação de violência devem ser ouvidos.
O município de Tubarão está em fase de implantação do serviço de escuta especializada. Uma equipe de 15 profissionais, sendo cinco da Saúde, cinco da Educação e cinco da Assistência Social está habilitada para realizar a escuta. Na sede da Fundação Municipal de Educação foi montada uma sala própria para o procedimento e a expectativa é que o atendimento inicie até o final de novembro.