Vacina contra Poliomielite Passa a Ser Injetável no Brasil

Saúde

Nova orientação do Ministério da Saúde substitui as “gotinhas” pela vacina inativada (VIP) em todo o país, incluindo Tubarão.

Desde a última segunda-feira (4), o Ministério da Saúde implementou uma mudança significativa no calendário vacinal contra a poliomielite: a substituição da vacina oral poliomielite bivalente (VOPb), popularmente conhecida como “gotinhas”, pela vacina inativada poliomielite (VIP), de aplicação injetável. A alteração busca reduzir o risco de reintrodução do polivírus selvagem e prevenir o surgimento de casos de polivírus derivado vacinal (VDPV).

A decisão foi debatida em uma reunião da Câmara Técnica Assessora em Imunizações, com a participação de representantes de instituições científicas, do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass), do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems), e organizações internacionais como a OPAS e OMS.

Com a nova diretriz, o calendário de vacinas contra a poliomielite passa a incluir a VIP nas seguintes idades:

  • 2 meses – 1ª dose
  • 4 meses – 2ª dose
  • 6 meses – 3ª dose
  • 15 meses – reforço

Em Tubarão, a Secretaria Municipal de Saúde já aderiu ao novo método de vacinação, realizando uma busca ativa das crianças que necessitam da vacina, principalmente aquelas com mais de um ano e três meses e que já tomaram reforço da VOPb. A busca é feita pelas Unidades Básicas de Saúde (UBS) com salas de vacina, por meio de contato telefônico com os responsáveis, evitando o uso de WhatsApp e outras mensagens instantâneas para manter a segurança do contato.

Os pais ou responsáveis podem também levar as crianças diretamente às unidades de saúde ou à Policlínica do Centro de Referência em Saúde da Margem Direita. Nos bairros sem postos com sala de vacina, a orientação é buscar a unidade mais próxima que ofereça o serviço.

#VacinaçãoInfantil #Poliomielite #SaúdePública #VacinaInjetável #MinistérioDaSaúde

Tagged