Equipes trabalham para conter impactos ambientais após acidente com embarcação
A SCPAR Porto de Imbituba e o Porto de Laguna foram acionados pela Polícia Militar Ambiental e pelo Instituto de Meio Ambiente (IMA) para auxiliar nos trabalhos de rescaldo do acidente com uma traineira no Sul do estado, ocorrido em 4 de julho.
Devido ao vazamento de óleo combustível na Barra da Lagoa de Santo Antônio, as equipes estão mobilizadas para minimizar os danos ambientais. A traineira Primavera XVI, com 17 pescadores de Itajaí a bordo, foi acometida pelo acidente, mas felizmente todos os tripulantes saíram ilesos.
A Delegacia da Capitania dos Portos em Laguna coordenou a inspeção inicial, enquanto o Porto de Imbituba e o Porto de Laguna enviaram uma equipe especializada para apoiar os esforços da Marinha do Brasil, Polícia Militar Ambiental e IMA. Barreiras de contenção e boias absorventes foram utilizadas para estancar e mitigar o vazamento de óleo.
Novas análises ambientais e a dispersão mecânica do óleo serão realizadas para monitorar os impactos no ecossistema local. A Autoridade Portuária de Imbituba disponibilizou sua infraestrutura e expertise para colaborar no incidente.
#VazamentoDeÓleo #ProteçãoAmbiental #SCPARImpactoAmbiental #PortosSC