VÍDEO: Mulher assusta ao limpar janela de prédio ‘nas alturas’ em Tubarão

Geral

Episódio foi flagrado por um trabalhador que fazia a instalação de um ar-condicionado próximo ao edifício

O vídeo de uma mulher limpando a janela de um prédio em Tubarão, no Sul catarinense, sem qualquer tipo de proteção, viralizou na internet. O episódio aconteceu nessa quinta-feira (17) e foi flagrado por um trabalhador que fazia a instalação de um ar-condicionado próximo ao edifício.

Na gravação, a mulher aparece em pé na marquise do prédio enquanto limpa o vidro com um pano. As imagens assustaram a web. “Quanta imprudência, totalmente desnecessário o risco que está correndo”, comentou uma usuária. “A vida não vale um vidro limpo. Misericórdia”, disse outra.

Segundo o engenheiro de Segurança do Trabalho, Valter Dagostin Junior, as atividades realizadas em altura devem ter um cuidado muito grande, tanto que existe uma norma regulamentadora, a NR-35, que estabelece requisitos mínimos e medidas de proteção para o trabalho em altura, envolvendo o planejamento, a organização e a execução.

“Toda atividade deve ser feita uma avaliação do risco e, nesse caso, o risco de queda é iminente. Caso está senhora seja a dona da residência, ela está se pondo em alto risco, pois certamente a queda poderia ser fatal ou com graves lesões, caso ela seja uma colaboradora da residência, a contratante, além de lidar com o fato de perder uma ‘amiga’, ‘colega’, poderá responder civil e criminalmente por colocar sua colaboradora em risco”, explicou.

De acordo com Valter, que também é presidente da Associação Sul catarinense de Engenheiro e Arquitetos, nesses casos, a atividade pode ser executada com panos e vassoura ou rodinho. “O mais seguro é fechar um lado da janela e limpar a outra parte sempre com o ponto de equilíbrio do corpo para dentro do guarda corpo”, informou.