MDB reúne-se nesta segunda-feira com o governador Jorginho Mello

Política

Na pauta, presença do partido na administração estadual

Uma reunião que poderá definir o futuro do MDB em relação ao governo Jorginho Mello está prevista para esta segunda-feira (13), a partir das 14h. Estarão presentes o presidente estadual, Carlos Chiodini, e a bancada estadual do partido.

A pauta é única: a presença do MDB no novo governo. O impasse político está apenas na oferta do governador, até agora limitada à Secretaria de Infraestrutura. Os líderes partidários mantêm a mesma posição, reivindicando mais espaços e, sobretudo, atuação direta na gestão administrativa, em especial nos projetos relacionados aos municípios.

Na realidade, o MDB está decidindo de olho nas eleições municipais de 2024. Se os oferecimentos do governador permitirem ação concreta dos titulares e presença efetiva nos programas do Executivo que tenham repercussão nas prefeituras, o acordo deve ser fechado.

Jorginho Mello tem vários cargos para oferecer ao MDB, que continua querendo equidade. Diz que o PP, que tem a metade dos deputados estaduais, já tem garantida a Secretaria da Indústria, Comércio e Serviços, a ser criada na reforma administrativa.

Mas a Secretaria de Segurança Pública, a ser recriada na nova gestão, está vaga. Nos bastidores comentou-se a hipótese da presidência da SC Gás, mas a estatal tem atribuições restritas em termos de ação política e suas atividades dependem da Aresc e do cenário nacional.

O governador manteve uma conversa amistosa no fim de semana em Joinville com o presidente estadual, deputado federal Carlos Chiodini, e o líder da bancada, deputado Fernando Kreeling, ambos representantes do Norte catarinense.

Na Assembleia Legislativa, o sentimento é de que o MDB deve mesmo participar do novo governo.

COLUNA MOACIR PEREIRA – ND MAIS