Operação Dark Shark desvenda fraudes milionárias em contratos de prefeituras em SC!

Segurança

Polícia Civil cumpre mandados de busca, apreensão e prisão em ação contra esquema de licitações fraudulentas.

Nesta terça-feira (4), a Polícia Civil de Santa Catarina deflagrou a operação Dark Shark, visando desmantelar um suposto esquema de fraudes em contratos de licitações em quatro municípios do Sul do Estado. Com o cumprimento de 33 mandados, sendo 27 de busca e apreensão e seis de prisão temporária, a polícia revelou um esquema que envolve contratos que chegam a impressionantes R$ 30 milhões.

As ordens judiciais foram cumpridas nas sedes das empresas envolvidas, nas residências dos investigados e nas prefeituras de Tubarão, Capivari de Baixo, Pescaria Brava e Jaguaruna. A operação, coordenada pela Decor/Deic (2ª Delegacia de Combate à Corrupção da Diretoria Estadual de Investigações Criminais), teve início em 2021, após diligências que identificaram fraudes em procedimentos licitatórios e na prestação de serviços.

No total, foram analisados 51 contratos firmados entre 2017 e 2022 nos municípios investigados, levantando suspeitas sobre a competitividade dessas licitações e a qualidade dos serviços prestados. A ação policial envolveu aproximadamente 90 policiais civis da DEIC, DICs de Criciúma, Araranguá e Laguna, além de DPCos de Forquilhinha e Imbituba, e a Polícia Científica.

Os municípios de Jaguaruna e Capivari de Baixo confirmaram a realização de buscas e apreensões em suas prefeituras, destacando a colaboração total com a operação. Até o momento, os demais municípios citados não se manifestaram oficialmente.

Essa operação recebeu o nome de Dark Shark devido a um dos contratos em que ocorreu, supostamente, a troca de todas as lâmpadas do município em um curto período de tempo, resultando em um cenário de escuridão temporária.

#OperaçãoDarkShark #Fraudes #Licitações #Corrupção #SantaCatarina #PolíciaCivil #Investigação #Crime #EsquemaFraudulento

Tagged